Seu browser não possui os plugins necessários para o funcionamento correto da página. Clique aqui para baixar

Acesso DOM-AVA

Ambiente Virtual de Aprendizagem

EJA EaD

EJA EaD

A educação como prática libertadora busca no indivíduo a transcendência do cotidiano em que vive para uma analise crítica. A partir dessa visão o homem é capaz de elaborar e criar uma melhoria de vida. Para que seja atingido seus objetivos deve ser baseada nas elaborações imaginárias e simbólicas tecidas no cotidiano que norteiam a ética das pessoas. Esse, no entanto, não deve ser ponto de chegada, mas de partida de construção coletiva de uma ação educativa que busca liberdade humana. Por sua vez requer a compreensão das reais necessidades dos sujeitos contextualizados e a busca de caminhos para a satisfação destas necessidades. Criando espaços de discussões onde as pessoas tenham a possibilidade intervir na formação de sua própria subjetividade, capacitam-se para exercer o poder de transformar a realidade material e ideológica das condições de dominação edificando e fortalecendo o exercício da democracia. A educação deve ser voltada à realidade com base no diálogo, e é deste diálogo entre educador e educando que se constituem os conteúdos programáticos da educação. A representação concreta dessas idéias, valores, constituem a educação que devem estar relacionados dialeticamente com outros e encontram-se nas relações homem-mundo.

A Eja a Distância significa exatamente a possibilidade de articular no trabalho pedagógico, a realidade sócio-cultural dos nossos educandos, o desenvolvimento e os interesses específicos que nossos alunos manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade a que todos tem direito de acesso.

Sendo assim, a educação à realidade deve ser um plano inclinado, gerar o conhecer do saber, de salientar, de desvelar, de ter de criar. “Gerar prazer” de se reconhecer como sujeitos humanos de todo o processo.

Uma característica da escola democrática aberta e participativa é de oportunizar a organização dos conteúdos e dos métodos que permitam experiências de liberdade são aspectos fundamentais dentro da relação pedagógica.

A EJA tem características diferentes atende quem tem sonhos e almeja construir um futuro valorizando o seu dia-a-dia de maneira diferente dos outros. Seus valores são outros justamente por nossos alunos terem aprendido com a vida como respeitar os saberes necessários neste mundo capitalista.

O ensino a distância pode ser usado como um fortíssimo instrumento com capacidade de contribuir para a mudança do paradigma corrente, relativo ao processo ensino-aprendizagem. Diferente de uma simples disponibilização de contato estudante-mediador através da tecnologia, o ensino a distância visa, através de módulos, incentivar pelo poder de mediação de educador ao autodidatismo, à pesquisa, a uma maior assertividade do aluno, combatendo com isso a passividade natural do sistema presencial.